Prebióticos, Probióticos e Simbióticos: qual a diferença?

Prebióticos, Probióticos e Simbióticos: qual a diferença?

O intestino é um órgão importante na defesa do organismo, sendo crucial para a nossa saúde o seu bom funcionamento. Este funcionamento correto está dependente de um equilíbrio propicio à multiplicação de microrganismos benéficos bem como a diminuição dos causadores de doença. Existem diversos fatores causadores de desequilíbrio da flora intestinal, nomeadamente stress, idade, tabaco, álcool, dietas ricas em açúcar e gordura. É neste desequilíbrio que surgem as leveduras na forma de prebióticos, probióticos e simbióticos.

Prebióticos

Os prebióticos representam polissacarídeos não digeríveis (fibra) que estimulam o crescimento e atividade de espécies microbianas da microbiota intestinal, que confere um efeito benéfico sobre a saúde do hospedeiro. São exemplo destes a inulina, fruto-oligossacarídeos e galacto-oligossacarídeos, encontrando-se naturalmente em alimentos como cevada, trigo, bananas, aveia, cebolas, alho, alho-francês, mel e alcachofras, entre outros.

Probióticos

Os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem um efeito benéfico sobre a saúde do hospedeiro e protegem contra bactérias nocivas. Podem ser encontradas em iogurtes e leites fermentados, sendo os mais conhecidos as bactérias Lactobacillus e Bifidobacterium e leveduras como o Saccharomyces spp.

probioticos e prebioticos

Simbióticos

Os prebióticos e os probióticos podem ser encontrados e consumidos em suplementos alimentares, sendo também possível encontrar ambos simultaneamente, designando-se de simbióticos. Estes contêm bactérias probióticas como as acima referidas, combinadas com inulina ou fruto-oligossacarídeos, por exemplo, sendo benéfico para o equilíbrio e bom funcionamento intestinal, uma vez que combina os benefícios tanto dos prebióticos como probióticos.

Vantagens

Estes produtos são vantajosos para uma melhor absorção intestinal de nutrientes, diminuição da quantidade de colesterol no sangue, tratamento de diarreias e prevenção de cancro do cólon e reto, sendo benéfico a toma diária.

É importante referir que a utilização destes suplementos deve ser após recomendação de um médico, uma vez que pode causar alergia a qualquer componentes dos mesmos.

 

Siga no Instagram

Share: